Visite minha loja virtual Ofertas Malucas com as superpromoções do Mercado Livre.
O boommm tecnológico, só não vê quem não quer…
Que o setor que mais cresce no mundo inteiro é o setor de tecnologia não é novidade, que no Brasil ele cresce mais que o previsto, isto sim é de se espantar.
O Brasil da discrepância entre ricos e pobres ocupa posição de destaque entre os países que mais venderam pc´s em 2006, segundo a IDC, o terceiro no mundo.
O Brasil tem hoje quase de 40 milhões de pc´s acessando a internet, e cerca de 85% dos usuários que procuram um determinado serviço recorrem a sites de busca. Isso faz com que ações de grupos que vivem exclusivamente por conta da informação não parem de crescer, e isso é a tecnologia.
Portanto afirmo que nossa especialização deve ser voltada ao que há de mais moderno, devemos deixar o tradicional de lado e passar a interagir com a tecnologia que nos envolve, pense nisso que você certamente estará cada vez mais capacitado e será alvo das empresas que procuram o melhor funcionário.
Artigos relacionados:
- A TV digital, novidade?
- A relatividade de Einstein e a realidade.
- Professores colaboram com o processo de burrotização da educação.
- Mulher feia, um mal necessário…
- A saída para a cobrança por minutos da ANATEL

Jun 17th, 2007 at 5:48 pm
creditando pra vc, imagem do filme “Hackers”. Hehehe.
:*
Jun 17th, 2007 at 9:08 pm
Em relação a pessoas que acessam a internet voce viu né o Brasil bateu recorde de horas de navegação…
Sobre a especialização todos sabemos que devemos estar com o minimo de conhecimentos na parte da informatica e tecnologia, e uma das grandes areas que está se espandindo que é a TI, portanto quem não tem preparação, fica pra trás
Ótimo post, e como vimos blog tambem é cultura…
Abraços
Jun 18th, 2007 at 12:48 am
No caso do Brasil, só não consigo imaginar o que 40 milhões de pessoas usando apenas Orkut, MSN e Google (para raramente encontrar o que procuram, já que é muito complexo seu uso) podem acrescentar de positivo.
Jun 18th, 2007 at 8:44 am
É cara você tem toda razão.
Eu disse isso a alguns amigos já tem uns 2 anos e disseram que eu sou louco e retardado.
Engraçado é que hoje todos tem um blogzinho e ganham uns troquinhos com os anúncios e tudo mais…
Hoje eles botam fé!
[]’s & sucesso.
Jun 20th, 2007 at 7:44 pm
“85% dos usuários que procuram um determinado serviço recorrem a sites de busca”… será que é isso mesmo ? Mas então, porque que o mercado da otimização de sites nos motores de busca continua tão devagar ? Todo o mundo deveria querer aparecer n°1 nos resultados de busca. Grande mistério…
Jun 20th, 2007 at 8:48 pm
Primeira que esses sites que prometem colocar seu site na primeira página das pesquisas não merecem a menor credibilidade, o que eles fazem é enganar quem se inscreve e paga.
Segundo que isso é contra as normas dos maiores indexadores, por exemplo o google.
Terceiro que o google tem um algoritmo de quase um milhão de variáveis para fazer análise de pagerank, dificilmente ele é enganado, e se os robots se sentirem enganado seu site pode perder o pagerank, e ser banido do mecanismo de busca.
Isso responde sua pergunta?
Jun 21st, 2007 at 6:37 am
Não, não responde não. O Brasil é numa situação extremamente atrasada em matéria de SEO, e sim existe no Primeiro mundo uma indústria próspera e respeitada de otimização de sites nos motores. Aqui um número incrivel de empresas tem um website “bonito” mas sem nenhuma visibilidade no Google. Faz sentido ?
Segundo, posso entender a sua fascinação pelo Google mas saiba que não é bem assim não. Precisaria de horas e horas conversando disso
O convido a ler os artigos do meu blog para entender um pouco mais do assunto -> http://www.NETindexing.com
Terceiro, o SEO é sub-desenvolvido no Brasil porque as empresas até hoje não se tocaram da importância de ter visibilidade nos motores de busca, então não liberam orçamento por isso. Então como não tem (ainda) muito dinheiro para ganhar nesse ramo, as melhores competências ficam fora.
Daí você pode ver por aí 2 ou 3 pessoas tentado procurar o ingenuo que aceita pagar sem ver primeiros os resultados. Suponho que você está falando disso quando disse “esses sites que prometem colocar seu site na primeira página das pesquisas não merecem a menor credibilidade”.
O dia que essa realidade que você descreve (”85% dos usuários que procuram um determinado serviço recorrem a sites de busca”) vai entrar BEM PROFUNDO na cabeça nos departamentos de comunicação das empresas no Brasil, aí as coisas serão diferentes.
Jun 21st, 2007 at 9:23 am
A primeira página quando se pesquisa alguma coisa no google, tem, sei lá, umas 10 ou 15 referências.
Imagine que 30 empresas do mesmo ramo contratem o mesmo indexador que garante colocar o site dessas empresas na primeira página de pesquisa do google.
O quê que vai acontecer? quando pesquisar o google vai falar assim: olhe a segunda página porque faz parte da primeira? ou então pesquise duas vezes porquê temos duas primeiras páginas!
Enfim, isso realmente não cola!
Sobre ter visibilidade, talvez as empresas prefiram pagar para anunciar no adsense à pagar indexadores…
De qualquer forma eu concordo com você sobre ter visibilidade nos buscadores, e creio que isso seja realmente importante.
A estatística que coloquei de 85% recorrerem a sites de buscas eu ví no UOL, e a fonte é do IBGE.
Já lí o seu blog, e achei interessante, apesar de descordar de muitas das opiniões, de qualquer forma eu indico…
Jun 21st, 2007 at 6:38 pm
Esse último comentário que você fez é interessantíssimo e me permite esclarecer 2 ou 3 coisas (sem monopolizar os comentários desse artigo).
Primeiro, um profissional da otimização de websites não pode fechar negócio com empresas concorrentes entre elas pelas mesmas palavras-chave, é uma questão ética (do mesmo jeito que um representante comercial não pode fazer entrar na linha dele produtos de empresas concorrentes entre elas). Quando eu fecho um contrato com A, é porque B e C estão na frente dele no Google pela palavra-chave Z. A minha expertise é fazer que A apareça primeiro nessa palavra-chave.
Segundo, parece impossível ficar número 1 por expressões como “agência de turismo” e o profissional do SEO que fala isso parece não merecer a menor credibilidade. Mas acontece que digitar “agência de turismo” é decepcionate pelo usuário porquê o Brasil é um pais imenso com milhares de agências de turismo. Os internautas expertos (e mais expertos a cada dia que passa) aprenderam a digitar por exemplo “agência de turismo Londrina” (ou a cidade deles).
Fisicomaluco se você tem uma agência de turismo em Londrina e fica número 1 no Google por essa expressão, deve ser feliz da vida. Mas se a sua agência aparece em posição 7, ou na segunda pagina, ou na página 50, liga para mim
É isso mesmo que eu faço.
Desculpe o longo comentário ! A minha intenção é contribuir a fazer descobrir um pouco melhor essa profissão, que mal começa a se desenvolver e já é objeto de críticas extremamente duras. Abraço, Fisicomaluco !
Jul 22nd, 2007 at 2:23 pm
Fisicomaluco
Concordo com meu colega de profissão NETindexing que no Brasil o mercado de otimização de sites ainda é subdesenvolvido e isso gera muitas desinformações sobre esse assunto.
Porém, como consultor de web marketing, vejo isso como oportunidade afinal de contas ha muito trabalho pela frente !
Eu particularmente cobro dois preços dos meus clientes: um para o desenvolvimento do site e outro pelos resultados atingidos no Google e Yahoo (cade) para um conjunto de palavras-chave ao final de um determinado período.
E todo esses detalhes combinados e contratados !
É claro que a maioria destes possui uma limitacao geográfica de atuacao, ou seja, uma escola de ingles em ribeirao preto (case meu !!!) nao tem interesse em disputar market share virtual com outra escola de florianópolis….ou seja, suas principais palavras chave serão:
“Escola de inglês em Ribeirao Preto” ou
“Aulas de inglês em Ribeirão Preto”
E isso é muito diferente de pesquisar apenas:
“Escola de inglês” ou “Aulas de inglês”
E issoproporciona bons resultados SIM…
Em contrapartida, em alguns casos, apesar de todos meus esforços, não consigo proporcionar o primeiro lugar da primeira pagina para um cliente !
É que há variáveis no algoritmo que não conseguimos controlar como o pagerank dos concorrentes dos nossos clientes.
Enfim, dizer que agências de otimização não merecem credibilidade é tão vazio quanto não entender sobre nosso trabalho.
No meu site também há textos interessantes…fiquem a vontade.
Jul 22nd, 2007 at 2:25 pm
apenas complementando, se parte da minha remuneracao é consequencia do bom posicionamento dos meus clientes, não ha como trabalhar para vários clientes do mesmo segmento ao mesmo tempo !!!
abraços